Entre os dias 3 e 5 de julho de 2020 decorreu o 2º fim-de-semana da vaca-loura. Ao todo foram dinamizadas 15 atividades de educação e sensibilização ambiental relativamente à conservação da vaca-loura em Portugal e os resultados foi incríveis!
Foi um sucesso, demonstrado pelos números tanto de participantes como de avistamentos conseguidos.
Resultados em números
Divididos pelas 15 atividades contámos com 177 participantes, incluindo 23 monitores, valores incríveis para um ano em que enfrentamos tantas restrições de ação. A meteorologia esteve do nosso lado, com condições ideais para o avistamento das espécies em quase todos os locais e sendo assim possível avistar vacas-louras em quase todas as atividades (Infelizmente, no limite de distribuição da espécie, houve um local onde não foi avistado nenhum exemplar).
Estas 177 pessoas foram capaz de encontrar 251 escaravelhos de 8 espécies de médio/grande porte nas suas ações, incluindo 123 vacas-louras (Lucanus cervus) e 36 longicórnios-dos-carvalhos (Cerambyx cerdo) uma outra espécie protegida por leis comunitárias, tal como a vaca-loura.
Houve, como era de esperar, locais com mais sucesso do que outros, mas acreditamos que conseguimos proporcionar um excelente serão em todas as atividades dinamizadas.
Tem sido um ano de muitos desafios mas, felizmente, também de muitos recordes, muito sucesso e por isso, muitas coisas boas para a conservação da vaca-loura em Portugal.
Consideramos que este fim-de-semana foi um autêntico sucesso, talvez das melhores coisas que já aconteceu para o projeto, e queremos agradecer imenso a todos por terem confiado em nós, por aceitarem o convite e por serem verdadeiros embaixadores da conservação da vaca-loura, da floresta autóctone e da cidadania ativa.