Hoje partilhamos consigo uma imagem que adoramos (retirada do livro “Le Pique-Prune. histoire d’une sauvegarde” de Vincent Vignon e mostra exatamente o papel que as árvores podem ter na conservação da biodiversidade!
Nela vemos como diferentes características da árvore influenciam diferentes espécies. Estas características podem ser denominados de microhabitats de árvores e a sua inventariação pode ser uma primeira medida de conservação desta fauna a larga escala.
Normalmente árvores de grande dimensão têm também mais microhabitats, no entanto estas árvores são também muitas vezes abatidas por apresentarem “problemas fitosanitários”. Este corte acaba por destruir habitats que são por vezes únicos na região, sendo um grande golpe para as populações locais dos animais que precisam delas.
Em Lousada já começamos um projeto piloto chamado Gigantes Verdes que tem como objetivo saber onde estão as árvores com elevado número de microhabitats no Concelho de forma a conservá-las e também conta com a ajuda de todos os cidadãos! Participe!
Saiba mais em www.gigantesverdes.pt