Precisamos de voluntários, cidadãos-cientistas!

Contamos com trabalho voluntário por parte de cidadãos interessados na temática da conservação da natureza, e que conheçam locais onde normalmente se encontram vacas-louras.

Pode ajudar de várias formas:

  • Efetue um registos de avistamento;
  • Adote um percurso de monitorização da vaca-loura entre Junho e Julho;
  • Torne-se um Embaixador da vaca-loura em Portugal;
  • Participe no Fim-de-semana da vaca-loura;
  • Ajude a conservar os seus habitats;
  • Agende uma atividade de educação e sensibilização ambiental (para qualquer público).

 

Registo de avistamento

Esta informação permite-nos conhecer um pouco melhor a distribuição destas espécies no nosso país! É necessário um registo fotográfico do exemplar para que o registo seja confirmado.

Efetue aqui o seu registo!

Faça o download da aplicação móvel.

Percursos de monitorização

A adoção destes percursos permite conhecer as tendências das populações nos locais onde estão a ser monitorizadas. Ao repetir estes percursos durante alguns anos, conseguimos obter informação fundamental para conservar estas espécies.

Durante Junho e Julho percorra semanalmente um percurso de 500 metros num local onde facilmente se encontrem vacas-louras, siga o protocolo disponibilizado por nós e ajude-nos a perceber qual o estado de conservação desta espécie no nosso país. Esta forma de envolvência é feita diretamente apartir da Rede Europeia de Monitorização da Vaca-Loura que tem como objetivo ajudar a conservar esta espécie em toda a sua área de distribuição.

Inscreva-se como voluntário aqui!

Torne-se Embaixador da vaca-loura em Portugal

Hoje somos mais de 15 instituições embaixadoras deste projeto com a vontade de sair de casa e replicar ações e motivar as nossas comunidades a ter um papel ativo no futuro da nossa região, seja qual for.

As nossas portas encontram-se abertas. Junte-se a nós. Seja embaixador desta espécie e das nossas ações, seja um cidadão ativo, um líder.

Temos como objetivo não só replicar as ações existentes mas também criar sinergias entre todos por forma a melhor o trabalho desenvolvido

Saiba mais

Participe no fim-de-semana da vaca-loura

Em 2019 lançamos o fim-de-semana da vaca-loura, 3 dias dedicados à conservação da vaca-loura em Portugal.

As 5 atividades que levámos a cabo conseguiram um pleno de avistamentos de vacas-louras, um dos grandes objetivos deste evento. Os 134 cidadãos que se juntaram a nós ajudaram-nos a encontrar 31 vacas-louras, um número extremamente alto e que nos deixou muito felizes.

Em 2020 pretendemos repetir esta ação entre os dias 19 e 21 de Junho, exatamente na altura do ano com maior probabilidade de encontrar esta espécie.

Saiba mais.

Ajude a conservar os seus habitats

A vaca-loura vive nos carvalhos de grandes dimensões ou já mortos, aqueles que são extremamente raros, tal como ela. Durante os seus 2-3 anos de vida, esta alimenta-se de madeira morta, devolvendo nutrientes que estavam na madeira da árvore ao solo, melhorando a saúde florestal. 

Uma das formas de ajudar à sua conservação é, além dos pontos anteriores, ajudar a mapear as árvores de grande porte ainda existentes, replicando as ações do Projeto Gigantes Verdes do qual somos parceiros.

Pode ainda aumentar a madeira morta existente nas áreas que gere, no seu quintal, mata, bosquete ou horta.

Saiba mais sobre a importância da madeira morta.

Agende uma atividade

Estamos disponíveis para organizar atividades para todas as idades e a qualquer momento do ano como:

  • Palestras sobre a importância da madeira morta e biodiversidade ligada a esta;
  • Workshops sobre construções de abrigos de madeira morta;
  • Passeios interpretativos sobre a biodiversidade florestal;
  • Entre outros.

Veja algumas fotos de atividades efetuadas até hoje.

 

Entre em contacto connosco para saber mais.

Partilhar nas redes sociais