Esta é a vaca-loura, o maior escaravelho de Portugal.
Mas porque é que o seu futuro depende dela?
Esta é apenas uma das muitas espécies (não só de escaravelho) que vive exclusivamente nas nossas florestas nativas e que, durante a sua vida, ajuda a reciclar e regular os nutrientes disponíveis no solo. Assim, cria a base para toda a vida destes ecossistemas imprescindíveis.
A vaca-loura vive nos carvalhos de grandes dimensões ou já mortos, aqueles cada vez mais raros… tal como ela. Durante os seus 2-3 primeiros anos de vida, enquanto larva, a vaca-loura alimenta-se de madeira morta, devolvendo nutrientes que estavam na madeira da árvore ao solo, melhorando a saúde florestal.
Uma floresta saudável, com diversas espécies de árvores de diferentes dimensões, tem a capacidade de sequestrar grandes quantidades de carbono da atmosfera, durante o processo de crescimento das plantas. As florestas ajudam também a que os impactos das alterações climáticas sobre a vida na Terra sejam diminuídos, ao sequestrar carbono, mas também ao transpirar, regular a temperatura e a humidade do ar, e ao abrigar muitas comunidades vivas que, por sua vez, contribuem igualmente para a regulação do ecossistema, e, assim, para a nossa qualidade de vida.
A vaca-loura em Portugal
Apesar de ser uma espécie protegida por lei e de se encontrar quase em risco de extinção na Europa, pouco se sabe o estado de conservação desta espécie em Portugal. Desde 2016, através desta plataforma, temos compilado de forma voluntária e com a ajuda dos portugueses, informação necessária à conservação da vaca-loura no nosso território. Ao agir para conservar a vaca-loura, estamos também a ajudar a conservar 20-30% dos seres vivos existentes nos ecossistemas florestais que têm ciclos de vida em parte semelhantes aos da vaca-loura.
Vaca-loura, carocha, cornélia….
A vaca-loura é conhecida por nomes diferentes consoante as localidades (e.g., carocha, cabra-loura, lucano, cornélia). Esta diversidade de nomes é sinal da sua grande ligação ao ser humano. Noutros tempos, esta espécie estava associada a diversos contos tradicionais, a amuletos e a brincadeiras de crianças. Sempre esteve associada aos grandes carvalhos e o desaparecimento destes últimos é identificado como a principal ameaça à sua sobrevivência.
Precisamos da ajuda de todos os cidadãos para conservar esta espécie. Você inclusive. Como? Descubra aqui.